Para a massa
6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
2 1/2 xícaras (chá) de água morna
1/4 xícara (chá) de azeite
farinha de trigo para polvilhar a bancada
azeite para untar a tigela
Para o recheio de muçarela
1 1/2 xícara (chá) de queijo muçarela ralado grosso (cerca de 150 g)
1/2 xícara (chá) de tomates grape cortados ao meio (90 g)
1/4 xícara (chá) de molho de tomate caseiro para pizza
folhas de manjericão a gosto
farinha de trigo e fubá para polvilhar
Modo de preparo
Da massa
Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar - cerca de 5 minutos.
Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite - ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.
Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.
Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa - ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.
Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.
Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início - caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.
Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês.
OBS: se a massa estiver no congelador, deixe descongelar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.
Para o recheio de muçarela
Com uma colher, espalhe o molho de tomate deixando cerca de 1 cm de borda da massa livre. Polvilhe a muçarela ralada e disponha os tomates. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos até o queijo derreter e a massa dourar. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe a pizza assar por 10 minutos em forno alto e mais 2 minutos no grill, até formar uma bordinha crocante e dourada.
MOLHO DE TOMATE PARA PIZZA
5 tomates italianos maduros
1 dente de alho
1 colher (chá) de orégano seco
1 colher (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e, com uma faca, faça um corte em x na base de cada um. Prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água começar a ferver, coloque os tomates e deixe cozinhar até que a pele comece a soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo - o choque térmico faz com que a pele se solte mais fácil. A partir do corte em x, puxe a pele dos tomates e descarte.
Corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Transfira as metades para o copo do liquidificador e bata até ficar liso. Descasque e pique fino o alho.
Leve uma panela pequena para aquecer em fogo médio. Regue com o azeite e adicione o alho. Refogue por cerca de 1 minuto, apenas para perfumar. Junte o tomate batido, o orégano e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Diminua o fogo para baixo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até encorpar - o molho não deve ficar aguado.
Desligue o fogo e transfira para uma tigela. Deixe amornar antes de usar ou conserve na geladeira por até 3 dias.