quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Torta de Palmito



3 xícaras (chá) de farinha de trigo
150 g de manteiga gelada em cubos
3/4 de xícara (chá) de água gelada
1 pitada de sal
Para o recheio

500 g de palmito pupunha fresco (cerca de 4 toletes)
2 tomates maduros
1/2 xícara (chá) de ervilha fresca congelada
1 cebola
2 dentes alho
1 1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
6 ramos de salsinha
noz-moscada ralada na hora a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Para a montagem

1 ovo
farinha de trigo para polvilhar a bancada
Modo de preparo

Da massa

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 1 hora. Enquanto isso, prepare o recheio.
Do recheio

Faça o pré-peparo: corte o palmito em meias luas de cerca de 1cm de espessura; lave, seque, descarte as sementes e corte os tomates em cubos pequenos; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e pique fino a salsinha.
Leve ao fogo médio uma panela média para aquecer. Adicione a manteiga e deixe derreter. Junte a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Acrescente o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. Junte o tomate e misture por mais 1 minuto.
Adicione ao refogado o palmito e as ervilhas congeladas. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até o palmito estar cozido, mas ainda firme.
Polvilhe a farinha de trigo e mexa por cerca de 1 minuto - a mistura de farinha com a manteiga do refogado vai engrossar o recheio. Adicione o leite aos poucos, mexendo bem a cada adição para dissolver os gruminhos de farinha. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando até engrossar, por cerca de 5 minutos depois que ferver.
Desligue o fogo e misture a salsinha picada. Transfira o recheio para uma tigela e deixe amornar - se estiver muito quente, na hora de montar, a torta pode umedecer e cozinhar a massa.
Da montagem

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 25 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos - assim fica mais fácil para abrir.
Com uma espátula (ou faca) corte a massa de torta ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra uma das metades num círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma. Para transferir, enrole o círculo de massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma - com as mãos, ajeite e pressione delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma.
Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e abra o restante da massa, formando um retângulo de 41 cm x 24 cm. Com a faca (ou carretilha), corte 5 tiras largas de 4 cm de largura e 21 tiras finas de 1 cm de largura - as tiras devem ser longas o suficiente para cobrir a torta.
Una a ponta de 3 tiras finas e modele uma trança. Repita com todas as tiras finas - no total você vai precisar de 7 tranças.
Preencha o fundo da torta com todo o recheio, nivelando com as costas de uma colher. Cubra o recheio com as tiras e tranças, fazendo uma treliça: disponha as 5 tiras largas na horizontal, uma ao lado da outra, deixando cerca de 0,5 cm entre cada uma até cobrir toda a torta; levante 3 tiras intercaladas até a metade da torta, e acrescente uma das tranças na vertical (as novas tiras devem ficar perpendiculares); abaixe as 3 tiras e comece a tecer.
Pressione as pontas das tiras e tranças na massa da lateral para selar. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa da lateral da fôrma, deixando cerca de 2 cm de massa acima do recheio para finalizar - você pode usar as aparas de massa para fazer biscoitinhos. Com a ponta do dedão, dobre e pressione a massa da borda para fazer o acabamento.
Numa tigela, misture o ovo com a água e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Sirva a seguir.
OBS: Essa torta também fica uma delícia servida fria.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Salada Caprese (em conserva)


3 tomates maduros e firmes (de preferência do tipo italiano ou Carmem)
2 ramos de manjericão fresco
2 dentes de alho
Sal a gosto
1 colher (de café) de açúcar
Pimenta do reino a gosto
Azeite extra-virgem a gosto
6 bolinhas de mussarela de búfala cortadas ao meio

Preparo:
Retire a pele dos tomates e faça um “x” na extremidade lisa de cada tomate. Leve-os à água fervente por 10 segundos. Em seguida, coloque-os em água gelada. Corte os tomates em 4 partes iguais no sentido do comprimento e retire as sementes dos gomos. 

Em uma frigideira, coloque o açúcar, o sal, a pimenta do reino e uma colher de sopa de azeite. Adicione os tomates e deixe refogar por cerca de sete minutos. Deixe esfriar.
Pegue o vidro esterilizado e coloque os tomates, alternando com folhas de manjericão, os dentes alho, as mussarelas. Cubra tudo com azeite.

Deixar descansar por pelo menos três horas antes de servir. Pode ser acompanhado com pão tipo focaccia, ciabatta ou italiano.

Escalivada em Conserva

1 dente grande de alho
70 ml de azeite
50 g de berinjela
50 g de cebola
50 g de pimentão verde
50 g de pimentão vermelho
Sal a gosto

Preparo:
Tempere todos os legumes com sal, pimenta do reino e azeite. Embrulhe somente a cebola em papel alumínio e leve ao forno durante 30 minutos a 180 graus. Após assá-los, retire a pele e as sementes dos pimentões e da berinjela, corte em lâminas grossas.

Preencha um vidro esterilizado com todos os legumes. Complete com azeite, deixando livre 2 cm da borda. Passe uma faca dentro do recipiente para eliminar possíveis bolhas de ar. Tampe e leve para ferver em banho-maria durante 20 minutos.

Retire e deixe esfriar. Guarde em lugar seco e fresco, sem muita claridade.



Chutney de Manga

2 xícaras de vinagre de vinho branco
1 xícara de água
2 xícaras de açúcar mascavo
3 mangas grandes e firmes (tipo Haden ou Palmer)
1 raiz pequena de gengibre
3 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
2 colheres (sopa) de semente de mostarda
1/2 colher (café) de sementes de cardamomo
1 xícara de uvas passas branca sem semente
1 colher (chá) de pimenta caiena.
Sal a gosto

Descasque e corte as mangas em cubos. Triture, utilizando uma colher ou o almofariz, as sementes de mostarda junto com as de cardamomo. Descasque o gengibre utilizando uma colher, e corte em pedaços grandes (para poder retirar no final). Leve ao fogo baixo o vinagre, o açúcar, a água e os pedaços de gengibre.

Quando levantar fervura, adicionar os demais ingredientes e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo baixo, mexendo de pouco em pouco, para evitar que grude no fundo. Cozinhe até a manga estar desmanchando e formando um líquido espesso. Desligue o fogo, retire os pedaços de gengibre e tempere com sal a gosto.

Coloque o chutney dentro do vidro. Com um guardanapo limpo de papel, limpe bem as bordas do vidro. Ao colocar a tampa, de forma bem firme, evite apertar "ao máximo" para permitir a saída de todo o ar do vidro. Leve o vidro ao fogo, em uma panela cheia de água, que cubra a tampa por um dedo. Ferva por 40 minutos.

Retire o vidro da água quente com cuidado e deixe esfriar totalmente em temperatura ambiente. Quando a conserva estiver totalmente fria, estará pronta para ser guardada por meses até que seja aberta.

Com todo o cuidado - o recipiente

Para manter uma boa conserva por bastante tempo, é imprescindível esterilizar o recipiente em que vai guardá-la. Siga os passos:

1) Lave bem um vidro com fechamento hermético. Você pode reutilizar algum recipiente. Eles também são facilmente encontrados em lojas de produtos culinários. 


2) Ferva em uma panela água suficiente para cobrir o vidro. Coloque o vidro aberto e a tampa por 3 minutos.

3) Retire da água com a ajuda de uma pinça e deixe escorrer. Não seque com um pano para evitar contaminações dentro do vidro. Quando estiver seco, já pode ser utilizado.

domingo, 23 de outubro de 2016

Pão Petrópolis


10 g de fermento biológico fresco (1 saquinho)
colher (sopa) de manteiga
180 ml de leite
1 ovo
50 g de açúcar
400 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 gema misturada com 1 colher (chá) de café pronto

MODO DE PREPARO

Numa tigela, coloque o fermento fresco, uma colher (sopa) de manteiga, o leite e um ovo e misture bem.
Reserve.
Coloque numa outra tigela o açúcar, a farinha de trigo e uma pitada de sal e misture.
Faça uma cavidade no centro, adicione a mistura de fermento (reservada acima) e sove bem até ficar uma massa homogênea.
Dica: polvilhe um pouco de farinha de trigo nas mãos para desgrudar a massa que fica entre os dedos.
Deixe a massa descansar por 20 minutos.
Modele a massa no formato de pão de forma, polvilhe farinha de trigo e transfira a massa para uma forma de bolo inglês (25 cm X 10 cm e 6 cm de altura) forrada com papel manteiga nas laterais deixando 10 cm de papel para o lado de fora da forma.
Pincele a massa de pão com 1 gema misturada com 1 colher (chá) de café pronto e deixe crescer até a massa dobrar de tamanho.
Leve o pão ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 35 minutos ou até dourar.
Retire do forno, desenforme, retire o papel manteiga e sirva em seguida.
Dica: Se você não for consumir o pão na hora, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade ou dentro do forno frio.

Bolo Búlgaro



200 g de manteiga sem sal
150 g de chocolate em pó peneirado
180 g de açúcar
3 ovos
2 gemas peneiradas

MODO DE PREPARO

Numa panela em fogo baixo, coloque a manteiga sem sal, o chocolate em pó peneirado, o açúcar, os ovos e as gemas peneiradas mexendo sempre até começar a engrossar (+/- 5 minutos).
Retire do fogo.
Transfira a mistura de chocolate (feita acima) para uma assadeira de fundo falso (22 cm de diâmetro) untada e forrada (fundo e lateral) com papel manteiga untado.
Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 20 minutos ou até ficar firme e cremoso.
Retire do forno e deixe esfriar.
Desenforme e sirva em seguida com chantilly.

sábado, 22 de outubro de 2016

Receita de bolo de limão



Pasta de limão:

3 limões 
450 g mel

Bolo:

171 g manteiga
3 ovos
343 g farinha
5g fermento em pó
100 g iogurte natural
40 g pistache
1 pitada de sal

Cobertura:

230 g cream cheese
100 g mel
45 ml suco de limão

Modo de preparo

Pasta de limão:

Lave os limões, descasque, esprema o suco e reserve.
Em uma panela com a água fervendo, jogue as cascas e deixe ferver por 1 minuto.
Em seguida, passe em água corrente para resfriá-las.
Repita o processo duas vezes para remover todo o amargor da casca.
Em uma panela, adicione o suco, as cascas, o mel e deixe cozinhar entre 15-20 minutos.
Mexa de vez em quando, sem deixar ferver.
Assim que as cascas estiverem macias, tire a panela do fogo e espere esfriar.
Em seguida, passe por um processador de alimentos e triture até virar uma pasta.
Para o bolo:

Misture a pasta de limão com os ovos e adicione os ingredientes secos: a farinha, a pitada de sal e o fermento. Misture tudo e adicione a manteiga derretida.
Mexa mais um pouquinho e jogue o iogurte natural.
Pique os pistaches e acrescente à massa.
Dê uma leve mexida e transfira a massa para as formas untadas com manteiga e farinha.
Para a cobertura:

Bata o mel, o cream cheese e o limão-tahiti até ficar um creme.
Cubra os bolinhos usando bico de confeiteiro e fazendo movimentos de zigue-zague.
Com uma espátula, faça linhas na transversal.
Se você não tiver o bico de confeiteiro, simplesmente cubra os bolinhos com a espátula que vai ficar igualmente fofo.
Finalize jogando raspas de limão.

Como fazer açúcar invertido

500ml água
1kg açúcar
5g cremor de tártaro
1 pitada de sal
Modo de preparo

Em uma panela, misture a água, o açúcar, o cremor de tártaro e a pitada de sal.
Leve em fogo médio e mexa até que o açúcar seja dissolvido. Assim que ferver, pare de mexer.
Pincele as bordas da panela com água fria para dissolver todos os cristais que se formarem e deixe a calda fervendo até ela engrossar ou chegar na temperatura de 110ºC.
Para testar se o ponto está certo, jogue uma colher da calda em um potinho com água fria, se ela estiver espessa, o ponto está correto.
Deixe a calda esfriar na panela por 1 hora e transfira para um vidro limpo e com tampa.
Guarde em um lugar fresco e ao abrigo da luz.

Torta De Ganache De Mel Com Chocolate



120 g manteiga em temperatura ambiente
2g sal
90g açúcar de confeiteiro
45g castanha de caju triturada [foi usada amêndoa pq Serafina nao tinha a info em inglês]
1 ovo
60g +180g farinha (240g)
Para a ganache:

350g chocolate amargo 70%
240ml creme de leite ou 250g no caso da latinha
15ml mel (acácia)
50g manteiga
50g chocolate derretido para pincelar a torta
Para a decoração:

4g lactato de cálcio
240ml suco de laranja
8g alginato de sódio
1l água
3g pó de ouro [luz do Sol]
10g manteiga de cacau [estrelas]
1 macaron [Saturno]
30g açúcar [anéis de Saturno]
2 bombons chocolate ao leite [Vênus e Marte]
1 bombom chocolate branco [Júpiter]
1 framboesa [Mercúrio]
20g chocolate branco [planetas aleatórios]
Modo de preparo

Preparo da torta:

Em uma vasilha, coloque a manteiga gelada, a castanha de caju triturada, o açúcar de confeiteiro, o sal e a farinha.
Com a ponta dos dedos, trabalhe a massa rapidamente até a manteiga ficar em pedaços pequenos. Adicione o ovo e vá ajustando a farinha até a massa formar uma bola homogênea.
Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga e encaixe-a na forma, pressionando levemente as bordas.
Fure o fundo com um garfo e leve para gelar.
Quando a massa estiver geladinha, leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos.
Assim que as bordas da torta começarem a dourar, a torta está pronta.
Preparo do ganache:

Em uma panela, aqueça o creme de leite junto com o mel, não é para deixar ferver.
Em uma vasilha, pique o chocolate e jogue o creme de leite quente.
Com um batedor, bata do meio para as pontas e adicione a manteiga.
Derreta um pouco de chocolate e pincele uma fina camada na superfície da torta.
Despeje a ganache na massa e espalhe com uma espátula.
Leve para gelar por 4 horas, no mínimo.

domingo, 9 de outubro de 2016

Torta De Morango


240 g farinha
165g manteiga gelada cortada em pedaços
120g cream cheese gelado cortado em pedaços
90ml creme de leite gelado
1 pitada de sal
Creme Frangipane:

200g farinha de amêndoa
200g açúcar
200g manteiga
2 ovos
50ml leite
3ml extrato de amêndoa
Decoração:

400g morango
Modo de preparo

Para a massa:

Em um processador de alimentos, adicione a farinha, uma pitada de sal e misture rapidamente.
Acrescente o cream cheese, o creme de leite e processe até formar uma bola.
Achate a massa com um rolo e embrulhe em filme plástico.
Leve para gelar por 1 hora.
Polvilhe a bancada com um pouco de farinha e abra a massa até ela ficar com meio centímetro de espessura.
Ajuste a massa em uma forma de 23cm e leve para gelar enquanto você faz o creme frangipane.
Para o creme frangipane:

Na vasilha da batedeira, adicione o açúcar e a farinha de amêndoa.
Com a batedeira ligada, adicione a manteiga em pedacinhos e os ovos, um de cada vez.
Jogue o extrato de amêndoa e bata até ficar um creme homogêneo.
Resgate a massa da geladeira, adicione o creme frangipane e asse a torta a 180ºC.
Para decorar:

À la John Lennon: colocar morangos fatiados em sentido horário;

Fludem



RECHEIO

650 g de damasco (4 xícaras de chá)
900 g de goiabada derretida (3 xícaras de chá) em 120 ml de água (½ xícara de chá)
300 g de uvas passas brancas (2 xícaras de chá)
400 g de ameixas picadas (2 1/3 xícaras de chá)
200 g de nozes picadas (2 xícaras de chá)

MASSA

800 g de farinha de trigo peneirada (5 ½ xícaras de chá)
1 copo (tipo requeijão) de açúcar (1 xícara de chá)
3 colheres (chá cheia) de fermento em pó
130 ml de óleo (2/3 xícara de chá)
130 g de mel (½ xícara de chá cheia)
3 ovos
3 colheres (sopa) de canela em pó
1⁄2 xícara (chá) de suco de laranja
400 g de nozes picadas (4 ½ xícaras de chá)
2 gemas misturadas com ½ colher (chá) de café
100 g de açúcar cristal misturado com 1 colher (sopa) de canela

MODO DE PREPARO
RECHEIO

Em uma panela coloque 650 g de damasco, cubra com água e deixe de molho por 30 minutos.
Em seguida, leve a panela ao fogo médio e cozinhe os damascos até ficarem bem cozidos e macios.
Retire do fogo, escorra e transfira para um liquidificador os damascos e ¼ xícara (chá) da água do cozimento e bata bem até formar um creme.
Transfira o creme de damasco para uma panela, adicione 900 g de goiabada já derretida em 120 ml de água, misture bem e leve ao fogo baixo.
Adicione 300 g de uvas passas brancas, 400 g de ameixas picadas, 200 g de nozes picadas e misture com uma colher de pau até levantar fervura.
Retire do fogo e deixe esfriar.

MASSA

Em uma tigela grande coloque 800 g de farinha de trigo peneirada, 1 copo (tipo requeijão) de açúcar e misture.
Adicione 3 colheres (chá cheia) de fermento em pó e misture. Faça um buraco no centro, acrescente 130 ml de óleo, 130 g de mel, 3 ovos, 3 colheres (sopa) de canela em pó e misture com as mãos, adicionando aos poucos ½ xícara (chá) de suco de laranja até que a massa esteja lisa e soltando das mãos.

MONTAGEM

Separe a massa em 8 pedaços.
Pegue um pedaço de massa e coloque num pano de prato polvilhado com farinha de trigo e com ajuda de um rolo abra a massa formando um retângulo com 0,5 cm de espessura, 30 cm de comprimento e 20 cm de largura.
Coloque uma porção do recheio e espalhe por toda a massa.
Polvilhe nozes picadas e enrole a massa, no sentido da largura formando um rocambole.
Repita o mesmo procedimento com o restante da massa.
Coloque os rocamboles em 2 assadeiras untadas com óleo e polvilhadas com farinha de trigo, na superfície dos rocamboles pincele 1 gema misturada com café e polvilhe açúcar cristal misturado com canela.
Leve para assar em forno médio preaquecido a 180°C por +/- 50 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Com uma faca corte os rocamboles em fatias de +/- 1 cm, embrulhe em papel celofane e sirva em seguida.

Fludem



RECHEIO

650 g de damasco (4 xícaras de chá)
900 g de goiabada derretida (3 xícaras de chá) em 120 ml de água (½ xícara de chá)
300 g de uvas passas brancas (2 xícaras de chá)
400 g de ameixas picadas (2 1/3 xícaras de chá)
200 g de nozes picadas (2 xícaras de chá)

MASSA

800 g de farinha de trigo peneirada (5 ½ xícaras de chá)
1 copo (tipo requeijão) de açúcar (1 xícara de chá)
3 colheres (chá cheia) de fermento em pó
130 ml de óleo (2/3 xícara de chá)
130 g de mel (½ xícara de chá cheia)
3 ovos
3 colheres (sopa) de canela em pó
1⁄2 xícara (chá) de suco de laranja
400 g de nozes picadas (4 ½ xícaras de chá)
2 gemas misturadas com ½ colher (chá) de café
100 g de açúcar cristal misturado com 1 colher (sopa) de canela

MODO DE PREPARO
RECHEIO

Em uma panela coloque 650 g de damasco, cubra com água e deixe de molho por 30 minutos.
Em seguida, leve a panela ao fogo médio e cozinhe os damascos até ficarem bem cozidos e macios.
Retire do fogo, escorra e transfira para um liquidificador os damascos e ¼ xícara (chá) da água do cozimento e bata bem até formar um creme.
Transfira o creme de damasco para uma panela, adicione 900 g de goiabada já derretida em 120 ml de água, misture bem e leve ao fogo baixo.
Adicione 300 g de uvas passas brancas, 400 g de ameixas picadas, 200 g de nozes picadas e misture com uma colher de pau até levantar fervura.
Retire do fogo e deixe esfriar.

MASSA

Em uma tigela grande coloque 800 g de farinha de trigo peneirada, 1 copo (tipo requeijão) de açúcar e misture.
Adicione 3 colheres (chá cheia) de fermento em pó e misture. Faça um buraco no centro, acrescente 130 ml de óleo, 130 g de mel, 3 ovos, 3 colheres (sopa) de canela em pó e misture com as mãos, adicionando aos poucos ½ xícara (chá) de suco de laranja até que a massa esteja lisa e soltando das mãos.

MONTAGEM

Separe a massa em 8 pedaços.
Pegue um pedaço de massa e coloque num pano de prato polvilhado com farinha de trigo e com ajuda de um rolo abra a massa formando um retângulo com 0,5 cm de espessura, 30 cm de comprimento e 20 cm de largura.
Coloque uma porção do recheio e espalhe por toda a massa.
Polvilhe nozes picadas e enrole a massa, no sentido da largura formando um rocambole.
Repita o mesmo procedimento com o restante da massa.
Coloque os rocamboles em 2 assadeiras untadas com óleo e polvilhadas com farinha de trigo, na superfície dos rocamboles pincele 1 gema misturada com café e polvilhe açúcar cristal misturado com canela.
Leve para assar em forno médio preaquecido a 180°C por +/- 50 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Com uma faca corte os rocamboles em fatias de +/- 1 cm, embrulhe em papel celofane e sirva em seguida.

Trança de Pesto com Queijo Meia Cura



Para a Massa

3/4 de xícara de água
2 sachês de fermento biológico seco
1 colher de sopa de açúcar
3/4 de xícara de leite
6 xícaras de farinha (4 pra massa - 2 pra abrir)
1 colher de sopa de sal
1/3 de xícara de óleo
1 ovo grande
1 colher de sopa de água


Para o Recheio

1  xícara de tamarilho (tomate-francês)
1 e 1/2 xícara de folhas de ora-pro-nóbis
2 dentes de alho
1 xícara de queijo minas meia-cura ralado
2/3 de xícara de castanha do pará
1 xícara de azeite de oliva
Pitada de sal
Pitada de pimenta do reino


Modo de Preparo: 

No bowl da batedeira, com a PÁ, misturo a agua, o fermento e o açúcar em velocidade baixa por 20/40 segundos. Deixo descansar por 5 minutos. Coloco o leite em uma panela e aqueço ate que comecem a surgir bolhas de ar. NÃO DEIXAR FERVER. Adiciono o leite, o óleo, o sal e misturo em velocidade baixa por 10 segundos. Coloco as 4 xícaras de farinha, uma por vez, aumentando a velocidade em seguida ate a massa ter incorporado todos os ingredientes. TROCO A PÁ PELO GANCHO. 1 minuto em velocidade baixa. 5 à 7 em média. Deixar crescer por 1 hora coberta com filme plástico até dobrar de tamanho

Trança Rústica de Mortadela com Pistache



Para a Massa

500 g farinha de trigo
2 ovos
300 ml de leite
2 tabletes de fermento biológico fresco
20 g de açúcar
10 g sal
25 g de manteiga


Para o Recheio

400 g mortadela defumada
100 g de pistaches
Pimenta do reino
2 colheres (sopa) de massa de tomate
½ maço de salsinha
250 g Requeijão forneável 


Para a Cobertura

1 ovo
150 g parmesão ralado 



Mode de Preparo: 

Dissolver o fermento com o açúcar e misturar com uma parte do leite, levemente morno. Colocar a farinha sobre a bancada e fazer um buraco no meio. Colocar os ovos e o restante do leite. Misturar com os dedos e incorporar o leite com fermento.
Depois de misturado, colocar o sal e por último a manteiga. Deixar descansar por uns 15 minutos. Enquanto descansa prepare o recheio. Picar a mortadela e misturar todos os ingredientes, menos o requeijão e reserve. Abrir com o rolo. Partir em 3 partes iguais, espalhar o requeijão e colocar o recheio sobre ele em cada uma das partes. Fechar bem e trançar. Colocar na assadeira e deixar crescer até dobrar de volume. Pincelar com o ovo e salpicar o queijo. Assar em forno médio até dourar e ficar sequinho.

TEMPEROS CASEIRO

Tempero “Vermelho” para Carnes 

Receita de Tempero Caseiro para Carnes
Tempero para Carnes
2 Colheres (de sopa) de Coloral,
2 Colheres (de sopa) de Alho desidratado,
2 Colheres (de sopa) de Cebola desidratada,
2 Colheres (de sopa) de Salsa desidratada,
1 Colher (de sopa) de Orégano,
4 folhas de Louro.

Tempero “Verde” para Aves

3 Colheres (de sopa) de Coentro desidratado,
1 Colher (de sopa) de Coloral,
1 Colher (de sopa) de Páprica doce,
1 Colher (de sopa) de Cebola desidratada,
1 Colher (de sobremesa) de Semente de Cominho.

Tempero “Amarelo” para Legumes

2 Colheres (de sopa) de Cúrcuma (açafrão da terra),
2 Colheres (de sopa) de Salsa desidratada,
2 Colheres (de sopa) de Cebola desidratada,
2 Colheres (de sopa) de Alho desidratado,
1 Colher (de sopa) de Pimenta do Reino.

Tempero “Marrom” para Feijão

2 Colheres (de sopa) de Alho Desidratado,
2 Colheres (de sopa) de Coloral,
8 Folhas de Louro,
2 Colheres (de sopa) de Cebola desidratada.
Tempero caseiro substitui sazon arroz

Tempero Branco para Arroz

2 Colheres (de sopa) de Alho desidratado,
2 Colheres (de sopa) de Cebola desidratada,
1 Colher (de sopa) de Oregano,
1 Colher (de sopa) de Salsa desidratada,
4 folhas de Louro.

Tempero Laranja para Massas

2 Colheres (de sopa) de Coloral,
 2 Colheres (de sopa) de Cúrcuma (açafrão da terra)
2 Colheres (de sopa) de Cebola desidratada,
2 Colheres (de sopa) de Manjericão desidratado,
2 Colheres (de sopa) de Manjerona desidratada,
1 Colher (de sopa) de Oregano.


Tempero Sabores do Sul para Carnes Suina, Bovina ou Frango

2 Colheres (de sopa) de Alecrim desidratado,
2 Colheres (de sopa) de Cebolinha desidratada,
2 Colheres (de sopa) de Cebola desidratada,
2 Colheres (de sopa) de Alho desidratado,
2 Colheres (de sopa) de Salsa desidratada,
1 Colher (de sopa) de Cúrcuma (açafrão da terra).

Tempero Sabor do Nordeste (Perfeito para Peixes)

2 Colheres (de sopa) de Colorau,
2 Colheres (de sopa) de Salsa desidratada,
2 Colheres (de sopa) de Cebola desidsratada,
2 Colheres (de sopa) de Alho desidratado,
1 Colher (de sobremesa) de Pimenta Vermelha,
1 Colher (de sobremesa) de Coentro desidratado,
1 Colher (de sobremesa) de Sementes de Coentro.




sábado, 8 de outubro de 2016

Molho Pomodoro

1 1⁄2 Kg de tomate sem sementes e sem pele picado
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de alho picado
100 g de cebola picada
Bouquet garni (amarradinho de ervas - manjericão, salvia, tomilho)
Sal, pimenta-do-reino moída a gosto
Noz-moscada a gosto
Creme de leite fresco a gosto

MODO DE PREPARO

Com uma faca faça um corte superficial em formato de cruz na parte debaixo de cada tomate. Em seguida retire da parte superior dos tomates os olhinhos.
Numa panela grande cheia de água fervente mergulhe os tomates e deixe por 30 segundos. Retire-os da panela e coloque numa tigela com água gelada. Escorra e despele.
Retire as sementes dos tomates e passe-as por uma peneira para aproveitar o tomate inteiramente.
Numa panela aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e refogue 1 colher (sopa) de alho picado e 100 g de cebola picada por 3 minutos. Adicione o tomate, o caldo da peneira o bouquet garni e deixe cozinhando por 30 minutos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada moída a gosto, mexa e adicione o creme de leite fresco a gosto. Sirva a seguir com massa cozida ou para incrementar a carne moída.

Escondidinho de Camarão com Batata-Baroa


1 kg de batata-baroa cozida e espremida
1 lata de creme de leite light
1 colher (sobremesa) de gengibre ralado
sal a gosto
1 kg de camarão cinza
2 colheres (sopa) de azeite
300 ml de uísque
1 pimentão vermelho picado
3 cebolas roxas picadas
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
1 coentro picado a gosto
500 g de requeijão cremoso

MODO DE PREPARO
Em uma tigela, coloque 1 kg de batata-baroa cozida e espremida, 1 lata de creme de leite light, 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado, sal a gosto e misture bem. Reserve.
Refogue na frigideira 1 kg de camarão cinza em 2 colheres (sopa) de azeite e depois flambe com 300 ml de uísque. Desligue o fogo e reserve o camarão. Na mesma frigideira refogue 1 pimentão vermelho picado, em seguida adicione 3 cebolas roxas picadas, 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada, 1 coentro picado a gosto. Acrescente o camarão reservado, misture e reserve.
Em ramequins, faça uma cama com o purê de batata-baroa (reservado acima), uma camada de camarão refogado, espalhe o requeijão cremoso e cubra com uma fina camada de purê de batata-baroa. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 15 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

Escondidinhos


PURÊ DE MANDIOCA

1 Kg de mandioca cortada em pedaços pequenos
100 ml de creme de leite fresco
50 ml de manteiga de garrafa (ou manteiga sem sal)
100 g de queijo coalho ralado (ou queijo manteiga ralado)
1 xicara (chá) de espinafre picado (ou 2 colheres de sopa de orégano fresco )
Sal a gosto

PURÊ DE BATATA

1 Kg de batata cortada em pedaços pequenos
50 ml de manteiga sem sal
100 ml de creme de leite fresco
100 g de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de hortelã picada
Sal a gosto

CARNE MOÍDA

2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 Kg de carne moída
1 pitada de pimenta-do-reino moída
1 pitada de semente de coentro moída
1 colher (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de pimenta-de-cheiro picadinha
250 g de abobrinha picada
100 g de tomate pelado (ou molho de tomate)
Sal a gosto
Queijo coalho ralado (ou parmesão ou queijo manteiga)

MODO DE PREPARO
PURÊ DE MANDIOCA

Em uma panela com bastante água fervente cozinhe 1 kg de mandioca cortada em pedaços pequenos. Retire do fogo e escorra.
Em seguida, com uma faca retire os fiapos que ficam no centro da mandioca. Reserve a mandioca e a água do cozimento.
Coloque em um processador a mandioca cozida, 100 ml de creme de leite fresco e bata bem, adicionando a água do cozimento, aos poucos, até formar um purê.
Desligue o processador, transfira o purê para uma panela, adicione 50 ml de manteiga de garrafa, 100 g de queijo coalho ralado e leve ao fogo médio, sem parar de mexer, até cozinhar.
Acrescente 1 xicara (chá) de espinafre picado, sal a gosto, misture, retire do fogo e reserve.
Obs.: Se necessário, adicione leite ou mais água do cozimento da mandioca durante o cozimento na panela para o purê ficar com uma consistência mais cremosa.

PURÊ DE BATATA

Em uma panela com bastante água fervente cozinhe 1 kg de batata cortada em pedaços pequenos. Retire do fogo e escorra. Reserve a água do cozimento.
Em seguida, com um garfo amasse as batatas já cozidas. Transfira as batatas amassadas para uma panela, adicione 100 ml de creme de leite fresco, 50 ml de manteiga sem sal, 100 g de queijo parmesão ralado e leve ao fogo médio, sem parar de mexer, até cozinhar.
Acrescente 2 colheres (sopa) de hortelã picada, sal a gosto, misture, retire do fogo e reserve.

CARNE MOÍDA

Em uma frigideira aqueça 2 colheres (sopa) de azeite com 1 colher (sopa) de manteiga sem sal.
Adicione 1 kg de carne moída, tempere com 1 pitada de pimenta-do-reino moída, 1 pitada de semente de coentro moída, 1 colher (sopa) de mostarda, 2 colheres (sopa) de molho inglês, 1 colher (sopa) de pimenta-de-cheiro picadinha e refogue bem até a carne ficar bem soltinha.
Acrescente 250 g abobrinha picada e refogue. Junte 100 g de tomate pelado, sal a gosto, misture, retire do fogo e reserve.

MONTAGEM

Em ramequins individuais coloque uma porção de purê de mandioca ou purê de batata espalhando bem.
Adicione uma porção de carne moída refogada, cubra com mais uma porção de purê e polvilhe queijo coalho.
Leve ao forno alto preaquecido a 220 °C por 8 a 10 minutos ou até gratinar. Retire do forno e sirva em seguida.
Obs.: O escondidinho pode ser congelado e gratinado posteriormente. Nesse caso, deixe no forno por cerca de 20 minutos ou até ficar dourado por cima.

Empanamento de camarões Peixes e Legumes

camarões VG com o rabo e limpo (peixe namorado ou pargo cortado em tiras / abobrinha ou berinjela cortado em rodelas)

EMPANAMENTO

200 g de farinha de trigo
6 ovos batidos
200 g de farinha panko
Sal a gosto

TEMPURA

300 ml de água gelada
120 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Legumes (cenoura cortada em bastões / cebola em anéis)
200 g de farinha
Sal a gosto

MOLHO TÁRTARO

2 gemas
2 colheres (sopa) de mostarda dijon
1 litro de óleo de canola
1 cebola picada finamente
1 maço de salsinha picada finamente
Suco de ½ limão
Sal a gosto

MODO DE PREPARO
EMPANAMENTO

Passe os camarões na farinha de trigo, em seguida nos ovos batidos e na farinha panko. Frite os camarões em óleo quente por 30 segundos. Retire e escorra em papel absorvente. Tempere com sal e sirva em seguida.

TEMPURA

Em uma tigela coloque 300 ml água gelada, 120 g farinha de trigo e misture. Adicione 1 colher (chá) de fermento em pó e misture. Passe os legumes na farinha de trigo, mergulhe na mistura de tempura (feito acima) e em seguida frite em óleo quente (180°C) até dourar. Retire, escorra em papel absorvente, tempere com sal e sirva.

MOLHO TÁRTARO

Em uma tigela misture 2 gemas com 2 colheres (sopa) de mostarda dijon. Com um batedor de arame, bata bem, adicionando em fio 1 litro de óleo de canola até ficar consistente. Acrescente 1 cebola picada finamente, 1 maço de salsinha picada finamente, suco de ½ limão, sal à gosto e misture. Leve para gelar.