Bolo Chiffon (para a base):
1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo (155 g) (Para uma receita sem glúten – Use a mesma quantidade de farinha sem glúten + 1/2 colher de chá de goma xantana)
1 colher de chá de fermento em pó (4 g)
3/4 xícaras de açúcar (170g)
1/2 colher de chá de sal (1.5g)
1/4 xícara de óleo vegetal (60ml)
3 gemas grandes
1/3 xícara + 1 colher de água (95ml)
1 colher de chá de extrato/essência de baunilha (5 ml)
3/4 colher de chá raspas de limão (3g)
5 claras de ovos grandes
1/4 colher de chá de creme de tártaro (1g)
Recheio de Creme de Confeiteiro:
1 xícara de leite (250ml)
1/2 colher de chá de extrato/essência de baunilha (2.5ml)
1/8 colher de chá sal (0.25g)
2 colheres de sopa de amido de milho (10g)
1/4 xícara de açúcar (55g)
1 ovo grande
2 colheres de sopa de manteiga sem sal (30g)
3/4 colher de chá de gelatina em pó (4g)
1/2 colher de água (7,5ml)
1 xícara de creme de leite fresco (250 ml)
Xarope:
1/3 xícara de açúcar (75g)
1/3 xícara de água (80ml)
Gelée de Morango:
150g de purê de morango, coado (eu cozinhei 300g de morangos com 30g de açúcar até ficar macio, bati no liquidificador, coei e medi 150 g)
10g de gelatina em pó
20ml de água
Polvilhe a gelatina sobre a água em uma pequena tigela e deixe repousar até virar uma esponja.
Preparo:
Bolo:
Pré-aqueça o forno a 160° C. Forre o fundo de uma forma alta de 20 cm de fundo removível com papel manteiga. Não unte a lateral da forma.
Em uma tigela grande, misture a farinha e o fermento. Misture o açúcar (exceto 3 colheres de sopa de açúcar, que você deve reservar) e o sal. Em uma tigela pequena misture o óleo, as gemas, a água, a baunilha e as raspas de limão. Bata bem. Combine com os ingredientes secos e misture bem por cerca de um minuto, ou até misturar bem. Coloque as claras em uma batedeira e bata em velocidade média até formar uma espuma. Adicione o creme de tártaro e bata em velocidade média até fique com picos moles. Lentamente adicione as 3 colheres do açúcar e bata em velocidade média-alta até que os forme picos firmes e brilhantes. Com uma colher, junte lentamente e delicadamente as claras em neve com a massa, não bata demais, só até misturar. Despeje a massa na forma preparada. Asse por 45-55 minutos ou até que um palito espetado no centro saia limpo. Retire o bolo do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Para desenformar, passe uma faca pela lateral para soltar o bolo da panela, com a ajuda o fundo removível, retire o bolo da forma. Inverta o bolo e retire o papel manteiga. Leve à geladeira por até quatro dias.
Creme de Confeiteiro:
Despeje o leite, a baunilha e o sal em uma panela. Coloque em fogo médio-alto e deixe esquentar até quase ferver. Mexa ocasionalmente.
Enquanto isso, em uma batedeira, adicione o amido de milho e açúcar. Misture até combinar. Adicione os ovos com o açúcar e amido de milho e misture até ficar homogêneo. Quando o leite estiver pronto, despeje-o lentamente na mistura de ovos na batedeira, com ela ligada. Despeje a mistura de volta na panela quente e continue a cozinhar em fogo médio até que o creme engrosse, e cubra as costas de uma colher. Retire do fogo e passe por uma peneira fina. Deixe esfriar por 10 minutos mexendo ocasionalmente. Corte a manteiga em quatro pedaços e misture no creme de pastelaria, um de cada vez, até ficar homogêneo. Cubra o creme com filme plástico, pressionando a película de plástico sobre o topo do creme para evitar a formação de uma pele. Leve à geladeira por até cinco dias.
Em um pequeno prato, polvilhe a gelatina sobre a água e deixe descansar por alguns minutos para amolecer. Coloque 55 mm de água em uma panela pequena e leve para ferver em fogo médio. Meça 1/4 xícara (60 ml) do creme de pasteleiro refrigerado em uma pequena tigela de aço inoxidável para fazer banho-maria na panela, sem tocar na água. Aqueça o creme até 50° C. Adicione a gelatina e misture até ficar homogêneo. Retire do banho-maria e misture no creme de confeiteiro restante. Em uma batedeira, bata o creme de leite até que ele fique com picos médios-duros. Junte imediatamente o creme de confeiteiro.
Xarope:
Misture a água e o açúcar em uma panela média. Leve a mistura ao fogo até ferver e o açúcar dissolver. Retire a calda do fogo e deixe esfriar um pouco. Transfira xarope para um recipiente fechado. Ele pode ser armazenado até um mês na geladeira.
Gelée de Morango:
Aqueça o purê. Adicione a gelatina em esponja no purê quente e mexa até dissolver.
Montagem:
- Forre os lados de uma forma alta de 20 cm de fundo removível com filme plástico. Não forre o fundo da forma.
- Corte o bolo ao meio na horizontal para formar duas camadas.
- Coloque uma camada de bolo no fundo da forma. Umedeça a camada uniformemente com o xarope. Quando o bolo terá absorvido xarope suficiente quando se parecer com uma esponja mole.
- Fatia morangos ao meio, o suficiente para dar a volta em toda a lateral da forma. Coloque o lado cortado do morango virado para a lateral da forma,.
- Espalhe uma camada fina de creme no topo do bolo e entre os morangos, só para segurar os morangos.
- Corte em quartos os morangos restantes e espalhe-os pelo bolo. Reserve 1 colher de sopa do creme de pasteleiro e cubra os morangos com todo o restante.
- Coloque a segunda camada de bolo por cima e umedeça com a calda.
- Espalhar a 1 colher restante de creme no topo do bolo.
- Despeje o gelée de morango frio na parte superior do bolo em uma camada uniforme e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
- Para servir, solte as laterais da forma e retire a película de plástico.
- Sirva imediatamente ou guarde na geladeira por até 3 dias.